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Tiktok: conheça a rede que revolucionou a produção de conteúdo



O TikTok é uma rede social criada na China e que rapidamente ganhou espaço em todo o mundo, com conteúdos diversificados e divertidos. Esse crescimento rápido, engajando principalmente o público jovem, criou uma dor de cabeça para os concorrentes Facebook e Instagram.

Para se ter uma ideia, o TikTok foi o segundo app mais baixado no mundo em 2019, segundo pesquisa da SensorTower, com mais de 1 bilhão de downloads. Em 2020, o app se consolidou de vez, ainda mais porque as pessoas estão em isolamento social e aproveitando ao app para fugir do tédio.

No Brasil, algumas grandes marcas e influenciadores(as) já produzem conteúdos na plataforma, como os clubes de futebol Flamengo e Corinthians, a cantora Anitta, a blogueira Boca Rosa, as atrizes Isis Valverde e Maísa, entre outras personalidades e empresas.

Definitivamente, o TikTok já revolucionou a forma com que empresas e pessoas se comunicam e se relacionam com seu público, mas será que já está na hora de você implementá-lo na estratégia de marketing digital do seu negócio?

Listamos algumas informações importantes para você conhecer antes de tomar essa decisão. Confira!

Como funciona o TikTok?

O TikTok permite que você produza uma enorme variedade de conteúdos em vídeo, com diferentes formatos e estilos, através do aplicativo do celular. Dá para dublar, fazer desafios, usar filtros, adesivos e diversas outras funções.

A plataforma permite segmentação de vídeos por hashtag. Assim, é mais fácil encontrar conteúdos com temas que você deseja ver. Além disso, o app conta com Inteligência Artificial para segmentar conteúdos de acordo com o engajamento.

Aliás, uma coisa muito interessante é que o TikTok permite o compartilhamento dos vídeos em outras redes sociais, como Twitter e Instagram, o que gera ainda mais destaque e alcance do conteúdo e cria uma boa alternativa para levar os usuários das suas outras redes sociais para o app.

Por que o TikTok pode ser interessante para a sua estratégia de marketing?

O marketing no app pode ser usado, principalmente, na construção de branding através de influenciadores. Uma pesquisa feita pela Infobase mostra que 41% dos usuários do app tem entre 16 e 24 anos. Do total de usuários, 72% seguem influenciadores digitais.

Isso possibilita uma exposição e alcance muito elevado do produto ou serviço que o seu negócio oferece. Além disso, pode ser uma alternativa inicial investir em conteúdos através de influenciadores, para ver se vale a pena ou não criar conteúdos próprios no TikTok e modificar sua estratégia de marketing digital.

Como usar o TikTok para se relacionar com o seu público?

Caso entenda que a plataforma pode ser útil para o seu negócio, você pode criar um perfil e começar a gerar conteúdo e ganhar seguidores. O ideal é, primeiro, entender bem a sua persona e elaborar vídeos dinâmicos e divertidos, usando memes e desafios que estão na moda.

Uma coisa é importante entender: o TikTok não é uma plataforma para ser, efetivamente, de fundo de funil. Pense nela como uma forma de construir relacionamento e engajar seu público, construindo um branding de baixo custo e de muito alcance.

O público do TikTok é o público da minha empresa?

Isso é fundamental na hora de implementar ou não a rede social na sua estratégia de marketing. Por mais que o TikTok tenha mais de 1 bilhão de usuários, o público do seu negócio pode não estar lá. Principalmente, se a sua empresa não for para pessoas jovens, a principal faixa etária dos usuários do app.

Pense e analise bem se gerar conteúdo na plataforma é efetivo ou não para a sua marca. Se não, você só perderá tempo e esforço fazendo algo que não trará retorno de engajamento e nem financeiro.



O TikTok pode gerar mais vendas?

Mesmo o TikTok sendo uma plataforma de meio de funil, para criar relacionamento, ela pode representar vendas futuras para a sua empresa. Se você criar uma boa estratégia de engajamento, quando o usuário precisar do seu produto, ele vai recorrer à sua marca no futuro, muito por conta da confiança já gerada através dos conteúdos.

Anunciar sua marca no TikTok Ads é interessante?

Com o crescimento de usuários, é claro que a plataforma se torna muito atrativa para anúncios. Por isso, mesmo que a sua marca não crie conteúdo na plataforma, é possível estar presente nela. Ela aceita formatos de anúncios em banners e vídeos publicitários. No caso dos vídeos, há uma vantagem: eles não podem ser pulados.

Na rede, é possível segmentar o público de acordo com os dados demográficos e comportamento, assim como é feito no Facebook Ads. Outro detalhe é que a plataforma usa Inteligência Artificial também para segmentar os anúncios, garantindo maior alcance.

Algumas marcas já usam a plataforma para divulgar seus produtos, seja através de anúncios publicitários ou produção de conteúdo.


Como iniciar a produção de conteúdos da minha marca no TikTok?

A primeira coisa e mais importante a se ter é criatividade. Pense em diversas possibilidades e formas de gerar conteúdos com o que a plataforma oferece. Aí, é só montar um cronograma de ideias, roteiros e criar o conteúdo. Por ser um app de fácil acesso e manuseio, é bem simples editar vídeos da maneira que quiser, o que o torna bem prático e fácil de mexer.

Uma dica é aproveitar desafios, memes e postagens que estão viralizando, como os desafios musicais, as dublagens, jogos de pergunta e resposta, entre outros. Por isso, é sempre bom ficar atento no que está sendo feito e produzido pelos usuários do app.

Se tiver com dificuldades para começar a gerar conteúdo no TikTok, faça uma pesquisa com o seu público em suas outras redes sociais e descubra se seus seguidores nelas usam o TikTok também. Se sim, procure saber quais são os conteúdos de que elas mais gostam e se engajam, assim você tem um direcionamento melhor para começar a sua produção de vídeos no app.


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