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Principais tendências do marketing digital para 2022

Seja produtor de conteúdo, social media, agência de marketing digital ou empresa com presença virtual, acompanhar as tendências é muito importante para alcançar e impactar mais pessoas. As novidades surgem a cada instante, e as tecnologias se aprimoram e se fortalecem com o passar do tempo. Por isso, é necessário estar atento a todas essas mudanças e enxergar oportunidades que podem agregar à sua marca ou ao seu negócio.


Estar por dentro das tendências é um grande diferencial, porque permite que você organize e sistematize estratégias e ações a serem aplicadas no decorrer do ano. Portanto, se você quiser estar à frente de tudo que está por vir em 2022, confira agora mesmo as principais tendências do marketing digital.


BOTS

Os chatbots representam uma grande evolução na relação entre pessoas, marcas e tecnologia. Essa tecnologia vem sendo aprimorada para oferecer um serviço mais humanizado e personalizado para os clientes. Sendo assim, atualmente, muitas empresas estão desenvolvendo personalidades aos seus bots a fim de tentar tornar o relacionamento mais pessoal e humano.


LÍDERES-CHAVE DE OPINIÃO

Muitas marcas estão priorizando os Key Opinion Leaders (KOL) ou Líderes-chave de Opinião, em detrimento dos grandes influenciadores. Esses perfis dispõem de menor alcance, porém possuem alto engajamento e são incentivados por marcas a produzir conteúdos de qualidade, sendo convidados a representá-las. O público-alvo confia nos influenciadores digitais, especialmente naqueles que são líderes de opinião, o que se torna bastante vantajoso para as marcas.


DELIVERY

Com a pandemia, os serviços de delivery e e-commerces ganharam ainda mais espaço no mercado. Dentro desse universo, dois pontos conquistaram os consumidores: a entrega “expressa” e com os menores custos. E, em busca de um diferencial, empresas apostam na sustentabilidade aliada à conveniência. Como, por exemplo, compensar a pegada de carbono da entrega.


RE-COMMERCE

O recommerce pode ser definido como a venda online de produtos de segunda mão. Nesse cenário, itens usados ou reformados voltam para o varejo em novo formato de venda em lojas focadas nesse tipo de negócio. Plataformas como a OLX, Mercado Livre e Enjoei, por exemplo, estão em constante crescimento. Essa estratégia, portanto, é interessante para os clientes, pois oferece produtos de qualidade por preços que estão ao alcance.


VÍDEO

Já em alta, o vídeo ganhou ainda mais relevância durante a pandemia. Reels e lives tomaram conta das mídias. Até mesmo eventos passaram a ser transmitidos em plataformas online. Além disso, muitas lojas começaram a fazer Live Shopping com influenciadores, a fim de anunciar seus produtos e promoções. E a tendência é de que o vídeo continue em ascensão em 2022.


Com isso, notamos que ainda há muito a ser explorado no próximo ano e que as tendências do marketing digital em 2022 vão trazer diversas novidades e desafios. Por isso, é muito importante manter-se atualizado nesse universo e acompanhar todas as mudanças.


Qual é a sua expectativa para 2022?

Conte com a Fluxxo para enfrentar todos os novos desafios que estão por vir!



Por: Gisele Duarte e Maria Alice Vilarde


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