Persona: o que é, pra que serve e como criar.

Se você possui uma empresa e já contratou alguma agência de marketing ou publicidade, com certeza já foi questionado sobre qual é a persona do seu negócio. Isso porque conhecer para quem você está vendendo ou quer vender um produto/serviço é fundamental para construir uma boa comunicação.
Seja para produzir uma peça de rede social, um anúncio no Google ou uma matéria para um blog, é mais que recomendado utilizar uma persona para facilitar o direcionamento desse conteúdo.
Abaixo, vamos deixar você por dentro do que é exatamente uma persona, como criar uma e os benefícios que ela pode trazer para a sua comunicação.
O QUE UMA PERSONA?
Persona nada mais é do que a representação fictícia do seu público, com todas as principais características pessoais e de personalidade. Ela é criada com base em comportamentos e interesses, além de possuir características pessoais relacionadas a motivação e objetivo.
Para facilitar a criação e o entendimento do que é uma persona, basta olhar o seu público atual (caso você já tenha um) e analisar o gênero, idade, interesses, o que eles gostam ou não de consumir, enfim, fazer uma análise de características comuns entre eles.
É bom que a análise vá além de sexo e gênero. O mais importante é saber os hábitos de consumo do seu público e conhecer seus interesses pessoais. Assim, é mais fácil de saber como atrair ele para ser um cliente fiel da sua empresa.
POR QUE CRIAR UMA PERSONA?
O objetivo é se comunicar da maneira certa com a pessoa certa. Quando você faz algo com base na persona, fica muito mais fácil atingir o resultado desejado e criar uma comunicação satisfatória. Além disso, uma persona ajuda a:
- Definir qual vai ser o seu conteúdo e como você vai produzir.
- Entender como e quando o seu cliente quer consumir informações e conteúdos.
- Ajudar a definir uma estratégia de marketing eficiente.
Se você sabe com quem está falando e o porquê de estar falando com esse cliente, fica muito mais fácil passar a mensagem que você deseja e que ele quer/precisa ouvir.
PERSONA NA PRÁTICA
Quando se vai criar uma persona, é preciso ser o mais detalhado possível. Diferente de público-alvo, a persona é uma forma de representar uma pessoa de verdade, não um grupo. Exemplo:
PERSONA: Pedro Henrique, 23 anos, prestes a se formar em Medicina. Mora no Rio de Janeiro, mas pensa em fazer uma residência médica na área de Pediatria em Pernambuco. Não conhece a cidade e nem a cultura e está buscando na internet informações sobre como realizar o sonho e se sentir mais seguro em mudar de estado.
Portanto, a persona é a representação mais pura do seu cliente, de maneira mais humanizada e levando em conta aspectos pessoais.
Também é importante ressaltar que, caso o seu negócio tenha mais de um público-alvo, você pode (e deve) criar mais personas. Quanto mais você explorar e detalhar para quem você vende, mais fácil será se comunicar com essas pessoas. Só não se pode exagerar, pois se perde o foco.
COMO CRIAR UMA PERSONA?
Para detalhar esse seu cliente, você deve levar em conta diversas características, como:
Idade
Gênero
Hábitos
Medos
Hobbies
Estilo de vida
Desejos
Desafios diários
Suas influências
O que gosta de consumir
Mídias que usa
Por onde se informa
Onde busca informação
Quais seus critérios na hora de comprar algo
Lembre-se que essas perguntas são respondidas por você e sua equipe, com base nos seus clientes atuais ou nos que você quer conquistar. Também existem formas de adquirir informações direto com eles, através de pesquisas, mensagens diretas ou alguma ação de engajamento, mas o comum mesmo é que primeiro se faça através de análise.
Após responder todas essas perguntas, é hora de criar um nome. O nome em si é mais uma forma de humanizar, portanto, é fictício.
Após tudo estar pronto, muitas empresas usam ferramentas gráficas para visualmente entender melhor a persona, além de também desenhá-la. São duas formas legais de estudar o seu público também.
E aí, curtiu o conteúdo? Fique de olho em mais dicas, informações e novidades do mundo do marketing e da publicidade aqui e #segueafluxxo!