• Fluxxo

O que são gatilhos mentais e como eles são utilizados no marketing

Atualizado: Nov 18



Em um mundo digital e muito concorrido, as marcas precisam construir uma estratégia de marketing eficiente para superar a concorrência, conquistar um cliente e, além disso, mantê-lo fiel.


É um trabalho árduo, que exige muito estudo, conhecimento e a utilização de gatilhos mentais certos na hora certa. Isso porque o nosso inconsciente tem muita responsabilidade nas ações que tomamos, e é nele que as empresas querem pescar você.


Então, vamos desvendar aqui o que é essa técnica, como ela é trabalhada e alguns exemplos. Confira!


O QUE É GATILHO MENTAL?


Gatilho mental é um estímulo mental que influencia em tomadas de decisões inconscientes. O tempo todo, pensamos em realizar alguma ação, qualquer que seja. Para evitar um esgotamento da nossa mente, o nosso cérebro toma algumas decisões automaticamente, e é aí que estão os gatilhos mentais.


Essas decisões são individuais e tomadas a partir de diversos sentimentos, experiências, medos, necessidade, entre outros motivos. É através deles que as marcas tentam conquistar você, estimulando alguns gatilhos mentais.


COMO OS GATILHOS MENTAIS SÃO UTILIZADOS NO MARKETING?


O marketing analisa principalmente o comportamento do consumidor na hora de oferecer algum produto ou serviço. Ele estuda o que leva alguém a tomar a decisão de compra e para isso analisa gostos, interesses, preferências e tudo mais.


A partir daí, utilizam um (ou mais) gatilho mental para persuadir um consumidor. Por exemplo, o de significância, quando o cliente se sente ouvido e valorizado pela marca, recebe um atendimento personalizado ou até um brindezinho. Quem não gosta, né?


A marca se aproveita desse gatilho para criar um relacionamento com o usuário e conseguir algo muito valioso nos dias atuais: a fidelização.


No primeiro parágrafo deste texto, nós não falamos sobre a importância de fazer diferente para superar a concorrência e manter um cliente fiel? É isso!


Os consumidores hoje em dia buscam uma relação personalizada e de confiança com empresas, mesmo que paguem mais por um serviço ou produto. E esse gatilho de significância ajuda a construir isso.


Por isso, é bom deixar claro também que existem gatilhos mentais para diferentes públicos, necessidades e interesses. Vamos conhecer alguns dos principais?


TIPOS DE GATILHOS MENTAIS


Escassez


Um dos mais utilizados no marketing, o gatilho da escassez tem o objetivo de fazer as pessoas adquirirem determinado produto ou serviço que esteja acabando. Ele está ligado a um instinto de sobrevivência, quando precisamos garantir algo antes que acabe.


Quando se vende algo falando “vagas limitadas”, “últimas peças”, “seja um dos primeiros e ganhe X”, utiliza-se o gatilho da escassez.


Exclusividade


Quem não gosta de se sentir exclusivo e prestigiado, né? Por isso, o gatilho da exclusividade é bastante utilizado. Ele desperta no ser humano um sentimento de que ele é único e especial, se fazendo presente em anúncios de conteúdos exclusivos, lugares especiais em aviões e modalidades tops de cartão de crédito, por exemplo.


Novidade


Adquirir produtos novos, lançamentos e coisas que quase ninguém tem é algo que muitos desejam. O gatilho da novidade trabalha com isso. Não à toa, a cada ano ficamos querendo trocar de celular por um mais novo, comprar a camisa recém-lançada do nosso time e por aí vai.


Antecipação


Esse gatilho procura promover de forma antecipada a experiência de compra do consumidor. Ele é muito utilizado por empresas de viagem, que trabalham com conteúdos que mostram lugares incríveis para se visitar, influenciando o viajante a adquirir a compra.


Prova Social


O gatilho prova social é muito potente e utilizado por empresas de diversos segmentos. Serve para mostrar ao potencial consumidor quem já confiou na marca e como foi essa experiência.


Ele funciona muito porque o tempo todo tomamos decisões a partir de opiniões e vivências de outras pessoas. Seja na hora de comprar uma peça de roupa, ir a um restaurante, contratar um serviço etc. Saber o que outros pensam da marca nos deixa mais seguros ao tomar uma decisão.


É isso! Gostou do nosso conteúdo? Então siga a Fluxxo e fique por dentro de outros assuntos nas nossas redes sociais!


26 visualizações

#segueafluxxo

  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Twitter Icon