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O que é, como funciona e benefícios: conheça a gamificação



Se você é fã de tecnologia, inovação e games, vai gostar da gamificação! Ela é uma prática criada para implementar mecânicas e técnicas de jogos em diversos segmentos, como educação, treinamentos de empresas, marketing, eventos, entre outros. A ideia é aumentar a interação e despertar a curiosidades dos usuários, trazendo um retorno benéfico para quem promove o game.


Essa metodologia surgiu num momento em que os jogos estão em alta. Segundo pesquisas, mais de 2 bilhões de pessoas jogam algum game no mundo. Além do mais, os seres humanos, desde sempre, são atraídos por jogos e desafios, sendo isso uma ferramenta interessante de interação e engajamento.


Com a evolução tecnológica, a gamificação tem crescido e vem sendo utilizada por empresas de todos os tamanhos e com diferentes objetivos. Aqui, vamos contar como ela funciona. Confira!


Como funciona?


A gamificação funciona como qualquer tipo de game, tendo 4 vertentes: meta, regras, feedback e voluntários. Tendo isso como base, é possível montar jogos on-line ou off-line, com muitos ou poucos recursos tecnológicos.


Na estratégia, costumam ser implementados sistemas de pontuação e ranking e definição de um objetivo a ser alcançado, além de recompensas, é claro. Coisas como essas são utilizadas para atrair e engajar participantes, promover aprendizado e motivar determinados hábitos.


Esse tipo de prática é considerada uma opção mais atrativa para engajar a audiência, especialmente os jovens. Por ser algo mais dinâmico e “competitivo”, gera um interesse maior em participação.


Benefícios da gamificação


A gamificação promove vários benefícios, como:


- Interatividade: ação entre pessoas através de ferramentas tecnológicas.

- Trabalho em equipe: combinação de habilidade e parceria.

- Alcance de objetivos: tudo tem uma meta e propósito.

- Linguagem tecnológica: ajuda a implementar de maneira mais saudável o uso de tecnologias.


Com a gamificação, uma empresa, colégio, evento, entre outros, consegue gerar uma interação mais divertida e moderna com o seu público, seja qual for o objetivo desejado.


Isso motiva muito mais os participantes. Além do mais, os jogos já estão mais que presentes na vida de cada um, então, porque não os tornar parte da sua estratégia de negócio?


Gamificação no Marketing


A gamificação tem sido uma alternativa eficiente no mercado competitivo do marketing. Muitas empresas têm utilizado esse artifício para melhorar a relação com seus públicos, visando gerar lealdade, aumentar o engajamento e conseguir dados sobre a personalidade de cada pessoa.


Separamos abaixo algumas estratégias do uso da gamificação por grandes empresas para você se inspirar! O levantamento foi feito pela LoySci. Confira!


  • M&M


No lançamento do produto M&M pretzel, a empresa desenvolveu um jogo de esconde-esconde publicado na página da marca no Facebook. O usuário deveria encontrar um único “pretzel guy” entre milhares de balas. A ação gerou mais de 25 mil curtidas, além de milhares de compartilhamentos e comentários, aumentando assim o alcance do produto.


  • Starbucks


A empresa usou a gamificação no marketing no seu programa de lealdade. Os participantes do programa recebem incentivos como a oferta gratuita de comidas e bebidas, obtendo pontos a cada compra. Esses pontos podem ser trocados por produtos ou prêmios muito cobiçados, gerando assim um sentimento de pertencimento e lealdade.


  • Target


A loja de brinquedos Target uniu gamificação e muita tecnologia em uma ação de natal. Um jogo em 3D levou crianças a um passeio pela fábrica de brinquedos da empresa. Nele, elas poderiam escolher os brinquedos favoritos, que eram enviados automaticamente ao Papai Noel.


O app utilizado atingiu a marca de 75 mil downloads, e mais de 1,7 milhão de brinquedos foram selecionados pelas crianças. Ao todo, as vendas potenciais atingiram US$ 92,3 milhões.


Como implementar a gamificação?


Mesmo dependendo de recursos tecnológicos, a gamificação não fica restrita a grandes empresas ou negócios relacionados à tecnologia. Ela pode ser utilizada por qualquer tipo de negócio, bastando ser bem planejada e contar com um auxílio de um profissional.


Essa implementação pode ser dividida em alguns passos:


1º: Faça uma observação sobre o seu público


Considere o perfil das pessoas que você quer que utilizem gamificação para definir o estilo, estratégia, habilidades, limitações, metas e, é claro, o objetivo do uso.


Assim, você vai conseguir criar um jogo interessante e que realmente seja bem utilizado e cumpra as suas expectativas.


2º: Defina um objetivo


Qual o objetivo do uso da gamificação? É bem importante deixar isso claro, para que as pessoas saibam porque devem jogar e o retorno que isso trará a elas.


3º: Procure um especialista em gamificação


Para colocar sua ideia em prática, é necessário auxílio profissional. Portanto, contar com um desenvolvedor, que oferece um serviço adequado e possui o software ideal para a sua ação, é fundamental.


Por se tratar de algo mais trabalhoso, é preciso de alguém que entenda disso para que a ação possa ser bem feita.


4º: Teste o jogo


Às vezes, a teoria é linda, mas na prática não funciona. Por isso, é importante testar o jogo antes com um seleto grupo de pessoas, para que elas o avaliem e para que possam ser corrigidas pequenas falhas de execução.


5º: Analise os resultados


Por último, meça os resultados obtidos com o uso da gamificação. Através disso, você poderá saber o que deu certo, errado e os ganhos conquistados através dessa prática. Além do mais, com uma boa análise, você pode corrigir algo que deu errado e prosseguir com o uso da gamificação de forma mais eficiente.


Se interessou por gamificação? Entre em contato com a Fluxxo! Nós planejamos e executamos ações desse tipo em parceria com fornecedores de experiência e qualidade!


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