O presente e o futuro do uso de tecnologias na rotina de empresas e instituições de ensino

A pandemia da Covid-19 trouxe para o nosso dia a dia uma nova realidade. As escolas se reinventaram e estão mais digitais do que um dia se podia imaginar, estamos trabalhando remotamente de casa, as reuniões passaram a ser integralmente por videoconferência e toda a facilidade e velocidade da tecnologia foi imprescindível para que tudo isso se tornasse possível.
Como tudo gira em torno dela, da tecnologia, batemos um papo com o especialista Fábio Lídio, dono da AMF Tecnologia, empresa especializada em Soluções de Ti e Tecnologia Educacional. Confira abaixo.
Quando falamos de soluções de TI, o que realmente significa? Qual a aplicabilidade dela no dia a dia de uma empresa? E para uma escola?
Inicialmente se falava de soluções de TI (Tecnologia da Informação) simplesmente como acessórios. Hoje entendemos que essas soluções são um conjunto de conceitos, práticas e métodos capazes de transformar todas as organizações. No dia a dia das empresas significam que precisam se digitalizar ao invés de usar a TI apenas como um acessório. A Ti é capaz de reduzir custos operacionais e até de escritório, melhorar o ciclo de qualidade e prestação de serviços, comunicação, e até no grau de satisfação do clima organizacional. Isso é muito mais do que só ter um computador para responder e-mail ou enviar arquivos para a contabilidade. Em uma escola, o resultado é infinitamente maior. A Ti foi capaz de levar educação para as famílias onde quer que elas esteja. Imagine isso em nível global? Conseguir dar a uma criança, mesmo em locais remotos, oportunidade de estudar, aprender e transformar a sua vida? Mas infelizmente poucas instituições conseguiram ter essa visão de Ti. Há escolas colocando projetor e Wifi e acreditam que estão se tornando digitais, mas ainda usam uma metodologia de educação do século XVIII.
O home-office hoje é uma realidade. Quando falamos que a tecnologia é a responsável por possibilitar essa adaptação escritório-casa, quais os principais requisitos que uma empresa precisa “preencher” para oferecer essa adaptabilidade a seus funcionários?
O primeiro passo para o funcionamento correto da Ti é na qualidade humana envolvida. É estranho, mas o funcionamento da tecnologia para o trabalho de home office depende inteiramente do quão engajados profissionalmente a equipe está. Isso porque um bom funcionário é capaz de entregar suas demandas nos prazos corretos e eficiência tanto no escritório quanto em casa. Um funcionário sem compromisso pode ter todos os recursos existentes e continuará deficiente. Dessa forma, o primeiro passo para uma operação de home office é: tenha as pessoas certas no seu time. E a partir daí é o uso da plataforma. Existem hoje diversas plataformas (nacionais e internacionais) que permitem que o funcionário trabalhe de casa, acessando seus e-mails, arquivos, programas, servidores, sistemas e até o ramal da empresa. É possível, inclusive, que as empresas façam isso com orçamentos baixos. Qualquer empresa, de qualquer segmento pode estar com sua infraestrutura 100% em nuvem.
Falando um pouco de educação, há muito tempo que o tema educação e tecnologia não andam lado a lado e hoje esse cenário mudou. Quais os benefícios você acredita que o uso de novas tecnologias oferecerão para a educação quando tudo isso passar?
As escolas que tiverem a tecnologia em seu DNA vão despontar tanto comercial quanto pedagogicamente. As ferramentas serão capazes de mapear e ajudar os alunos, dando respostas em tempo real e gerando planos de como ajudar alunos, famílias em vários aspectos, inclusive pessoais, profissionais, de saúde mental e física. Esperamos que de fato a TI consiga ajudar as escolas a entregar uma experiência de educação personalizada a cada aluno respeitando suas necessidades.
Rapidamente, as empresas e instituições tiveram que implementar a tecnologia no seu dia a dia para continuarem funcionando durante a pandemia. Como você acha que isso vai impactar no futuro delas?
Infelizmente a pandemia nos ensinou com um custo muito triste que temos de melhorar o uso do nosso tempo, nossos recursos e nossa inteligência. Nossa expectativa é que as empresas deem continuidade a esse legado de tecnologia. Hoje muitas estão usando apenas para subsistência, mas se levarem o projeto mais adiante perceberão que podem adotar muitas novas práticas e ser mais competitivas.