• Fluxxo

Motivar, engajar, reter: para que serve o Endomarketing

Atualizado: 21 de Mai de 2019


Endomarketing

As ações de endomarketing ajudam a engajar seus funcionários, a melhorar o clima organizacional e a reter os talentos em sua empresa. Saber que a empresa demonstra atenção para com você gera uma atitude de reciprocidade.


A comunicação contínua e estruturada é uma das práticas mais importantes na busca pelo comprometimento dos profissionais com a organização. Mais especificamente, o comprometimento afetivo, que é o vínculo estabelecido que melhor representa o desempenho dos profissionais, — tais como cooperação, criatividade, autodesenvolvimento e lealdade, —, está mais fortemente presente naquelas empresas que disseminam a estratégia com constância e transparência.


Já dizia o escritor Rennee West: “Você pode ter a melhor estratégia e a melhor estrutura do mundo, mas se você não tiver os corações e mentes das pessoas que trabalham com você, nada disso torna-se real.”


As ações de endomarketing representam cuidado para com os colaboradores. Antes de vender o produto a seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo.


Como aplicar endomarketing


Existem diferentes formas de trabalhar as ações de endomarketing. Tudo vai depender dos seus objetivos, orçamento e recursos disponíveis. Alguns exemplos: comunicar sempre (mural de cortiça, newsletter, intranet); verificar a satisfação de seus funcionários (pesquisas de clima semestrais ou anuais); estimular o espírito de equipe e a proatividade (happy hours e “confras”, atividades que tenham a ver com a empresa); realizar palestras motivacionais, etc.






68 visualizações