Atualizado: 29 de jul. de 2019

O mercado de educação brasileiro vem mudando nos últimos anos. Por causa das inovações tecnológicas, a forma de conquistar novos estudantes e de se relacionar com os atuais mudou. Além disso, a concorrência no setor também tem aumentado, fazendo com o que
as instituições precisem oferecer um diferencial ao aluno.
Para conseguir mais estudantes, as instituições têm preferido cada vez utilizar o marketing digital, com campanhas no Google e nas redes sociais. Nós mostramos como funciona esse mecanismo, que está dividido em 6 passos:
Atrair
Converter
Relacionar
Fechar Matrículas
Analisar
Reter
Atrair
O primeiro passo é atrair o público-alvo utilizando Marketing de Conteúdo. Com conteúdos relevantes para ele, você cria um relacionamento e traz maior credibilidade para sua instituição de ensino.
É necessário usar técnicas de SEO (search engine optimization) ,para garantir que seu conteúdo esteja bem posicionado em sites de busca, e criar peças de remarketing
e anúncios no Google Ads e Facebook Ads, para atrair cada vez mais interessados.
Converter
O segundo passo é transformar os acessos em seu site e redes sociais em leads, que são dados de contato. Para conseguir isso, também é preciso oferecer conteúdo relevante em troca, para de modo que o seu público se cadastrar cadastre e receba cada vez mais.
Relacionar
A partir daí, é necessário nutrir o lead de informações e conteúdos interessantes. Uma das formas de fazer isso é enviando itens de e-mails marketing com assuntos relacionados ao interesse da pessoa e com o que ela tem acessado.
Fechar Matrículas
Esse Este é o momento de garantir o aluno. As pessoas mais interessadas em seu produto precisam receber convites para se matricularem. É importante não tentar “forçar” o usuário
a adquirir o seu produto, já que isso pode causar desconforto e perda de credibilidade para
o seu negócio.
Analisar
Muita gente pensa que parou por aí, mas não. É preciso analisar os resultados da estratégia de captação durante todo o processo. Assim, é possível analisar o que deu certo, o que
deu errado, quantas pessoas clicaram em seus anúncios, quanto dinheiro foi gasto, qual
foi a taxa de abertura de e-mails, entre outras coisas.
Reter
Agora, é necessário fidelizar seu novo cliente. Isso é feito oferecendo-se ainda mais
conteúdos relevantes, benefícios em caso de compra de muitos dos seus cursos, comparecimento em ações da sua instituição, premiação caso indique um amigo
ou familiar, e etc.
Manter
Cultivar relação com os alunos é fundamental para mantê-los estudando e diminuir
a taxa de inadimplência. Além do mais, a preocupação com o futuro profissional e acadêmico do seu aluno é fundamental para qualquer instituição.
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