Entenda o poder do conteúdo para o fortalecimento do seu negócio

De acordo com o autor e publicitário Tom Fishburne, o melhor marketing do mundo não se parece com marketing. E se parecesse, não teria o mesmo efeito. Isso porque os tempos mudaram, a forma de consumir mudou, e o que os consumidores esperam das marcas também mudou.


Na Era da Informação, período no qual vivemos, a moeda mais valiosa é o conteúdo. Dentro desse contexto, campanhas publicitárias que antigamente se baseavam somente no “compre aqui” não cativam mais os clientes. Agora, o consumidor busca algo que agregue valor para ele. Por isso, o Marketing de Conteúdo ou Branded Content ganha relevância e destaque como estratégia de posicionamento da marca no mercado.


Mas, afinal, o que é o Branded Content?


É uma estratégia de Inbound Marketing que se refere a todo e qualquer tipo de conteúdo – seja em formato de texto, vídeo, carrossel, foto, áudio, etc. informativo ou de entretenimento produzido por uma empresa e que não seja uma propaganda direta da marca ou de um produto. Ou seja, é um conteúdo focado em atrair clientes para a marca, por meio de informação útil e relevante, e que foca na construção de relacionamento e na tomada de consciência do público.


Diferente do Outbound Marketing, como comerciais ou anúncios publicitários que interrompem um vídeo e/ou a programação do consumidor, o Branded Content não é invasivo, pelo contrário, o próprio cliente opta por acessar o conteúdo porque lhe traz conhecimento ou divertimento a respeito de um tema que ele tenha interesse em consumir. Ou seja, não se trata de uma publicidade agressiva e direta; a marca aparece de forma neutra e subliminar.


Para que serve o Branded Content?


Uma boa estratégia de produção de conteúdo implica a criação de conteúdos que sejam realmente significativos e úteis para a audiência, que agregam valor, que ensinam, inspiram e motivam.


Através do Marketing de Conteúdo, é possível produzir conteúdos assertivos e envolventes direcionados para as personas da marca, atraindo-as de forma natural e espontânea e, sem que elas percebam, são levadas ao processo de compra.


Além disso, conteúdos que ensinam e agregam valor ajudam a marca a construir autoridade no meio, criando confiança e credibilidade, bases essenciais para a realização de vendas e convencimento do público.


Como aplicar o Branded Content no seu negócio?


Existem alguns princípios fundamentais que nortearão a sua produção de conteúdo:


  1. Transforme a sua marca em uma fonte de conhecimento que seja relevante para o seu consumidor;

  2. Entenda quem é a sua audiência, a fim de produzir conteúdos assertivos para ela. Quando você conhece as dores, dificuldades, gostos, desejos, vontades do seu público, as chances de você ser útil para ele são maiores;

  3. Foque no consumidor. Entenda que os consumidores não estão interessados na sua marca. Eles estão preocupados consigo mesmos, em como você pode ajudá-los e qual transformação sua marca pode gerar em suas vidas;

  4. Participe de toda a jornada do cliente, estando sempre presente em cada etapa de sua decisão;

  5. Conquiste os seus clientes! Foque na construção do relacionamento da marca com eles a fim de conquistar a confiança. Marcas confiáveis criam conexões e geram identificação, aproximando e atraindo mais pessoas;

  6. Tenha um posicionamento claro! Hoje em dia, consumidores cobram o posicionamento das marcas, procurando entender quais bandeiras elas defendem e quais causas sociais apoiam;

  7. Foque no Branding da sua marca! Marcas que possuem um branding forte são reconhecidas e lembradas, uma vez que se tornam referência no segmento. Através de um conteúdo de valor e relevante, sua marca conquista a confiança das pessoas;

  8. Seja constante e consistente. Entregue bastante conteúdo de qualidade e esteja sempre ativo e presente em todos os canais de comunicação da marca. É com a constância que atrai as pessoas.


Conteúdo não é mera tendência


Segundo o autor e especialista em Branded Content, Rafael Rez, “Conteúdo não é mera tendência, mas uma estratégia efetiva que define uma nova forma de comunicação. Como a internet não é um meio de massa, muito menos um espaço propício à publicidade agressiva, as empresas que quiserem se estabelecer no mercado precisam buscar novas aproximações''.


Portanto, fazer das redes sociais uma vitrine, anunciando o tempo inteiro, não é uma boa estratégia. É possível vender através dessas plataformas e conquistar novos clientes sem precisar ofertar a todo momento graças ao Marketing de Conteúdo.


Quando você ensina e mostra ser autoridade no que faz, as pessoas vêm até você. Elas percebem que precisam de você, e não o contrário.


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Por Maria Alice Vilarde e Nathalia Maneiro.





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