• Fluxxo

Dicas para uma boa entrevista de emprego



Seu currículo foi selecionado para participar daquela entrevista tão esperada,mas ainda falta um detalhe:é preciso passar pela entrevista para conquistar a vaga.


Você sabe como se sair bem em uma entrevista de emprego?


Sabemos o quanto esse momento pode ser estressante, mesmo para quem já está acostumado. Por isso,resolvemos fazer um compilado com algumas dicas para que você consiga deixar o nervosismo de lado e se sair muito bem nessa hora.

Alguns pontos são essenciais:


AUTOCONFIANÇA


A autoconfiança tem aver com autoconhecimento — afinal de contas, não ficamos nervosos ao falarmos sobre algum assunto que dominamos, não é verdade?


Então, em uma entrevista, o assunto principal é VOCÊ. Mantenha sempre em sua cabeça as respostas para as perguntas abaixo:


  • Qual é a sua história — profissional e pessoal?

  • Qual é a sua formação?

  • Quais são seus pontos fortes e fracos?

  • Quais são as conquistas que obteve em sua vida profissional que considera relevantes ou que considera uma virada de página?

  • Qual foi o maior desafio na sua vida profissional?

  • Quais são seus valores profissionais?

  • Quais são seus objetivos de curto e longo prazo?

  • Do que você tem orgulho na sua trajetória?

  • Como é o seu trabalho em equipe?

  • Como os seus colegas de trabalho ou de vida te descreveriam?



Elabore respostas claras e objetivas para essas perguntas; elas servem como um roteirinho na hora de se apresentar. Mas lembre-se de que não é para narrar uma novela;deixe para entrar em detalhes conforme as perguntas do entrevistador.


Pontos fortes e fracos geralmente estão entre as perguntas que são uma pegadinha na hora da entrevista — por isso, PREPARE-SE PARA ELAS! Procure destacar pontos fortes sempre trazendo o foco para a realidade, buscando exemplos relacionados a algo concreto da sua vida profissional ou pessoal (se for seu primeiro emprego). No caso dos pontos fracos, fuja das respostas-clichê — seja autêntico sobre algo que precise desenvolver em sua personalidade.


TRABALHE O SEU MARKETING PESSOAL — O PRODUTO É VOCÊ!



Sua imagem vale muito durante uma entrevista, por isso certifique-se de que seu vestuário é condizente com o perfil da vaga. Para isso, pesquise se a empresa possui um dresscode mais formal ou se vai na linha descontraída. Escolha peças de acordo com o estilo de vestimenta da empresa, mas, independentemente disso, alguns cuidados são fundamentais:


  • Evite roupas decotadas;

  • Mantenha o cabelo/barba sempre arrumados;

  • Cuide de suas unhas (se não teve tempo, ao menos apresente-as lixadas e com uma base);

  • Não use muito perfume;

  • A maquiagem deve ser leve.


PONTUALIDADE


Programe-se para chegar com antecedência à sua entrevista — nem muito antes, nem em cima da hora, muito menos atrasado.


O ideal são aproximadamente 15 minutos antes do horário marcado. Caso aconteça algum imprevisto, avise o quanto antes que irá se atrasar.


Chegar cedo demais também não é legal, uma vez que pode causar ansiedade no entrevistador. Então,caso se adiante demais, dê uma volta ou peça para a recepção só anunciá-lo quando faltarem os 15 minutos do horário marcado.


ESPERANDO NA SALA OU NA RECEPÇÃO


Sente-se confortavelmente sem parecer estar jogado no sofá de casa e lembre-se de que sua postura está sendo avaliada desde o momento em que você coloca os pés na empresa.

Seja gentil com todos funcionários que lhe dirigirem a palavra.


Atenção ao celular!Controle sobre o que conversa, mesmo que seja na sala de espera; prefira interações via mensagens nesse momento.


Coloque o seu celular no silencioso ou desligue-o antes de começar a sua entrevista, para que não haja interrupções.


PREPARE-SE COM ANTECEDÊNCIA


  • Procure obter um entendimento claro sobre a vaga para a qual você está se candidatando, dando especial atenção ao jobdescription.

  • Identifique os requisitos principais para a vaga à qual está concorrendo e determine as qualidades que fazem de você a pessoa ideal para preenchê-la.

  • Pesquise sobre a empresa, conceitos e valores e como isso se encaixa em seu perfil profissional.Entre nas redes sociais da empresa para conhecer o seu dia a dia, os produtos e serviços oferecidos, quais são seus concorrentes, enfim tente coletar a maior quantidade possível de informações sobre a empresa.Tais informações serão importantes e demonstrarão ao entrevistador que você fez o dever de casa, conhecendo bem a empresa a cuja vaga se candidatou.

  • Leve seu currículo na forma impressa— cuide para que esteja bem apresentado (uma boa impressão) e bem acondicionado, para não entregar uma folha amassada.


Dica: Personalize seu currículo de acordo com a empresa.


  • Construa um speech de apresentação que dê uma visão geral sobre você e, como dissemos, tenha sempre em mente respostas claras e objetivas.Treine seu speech com antecedência!

  • Cuide da linguagem corporal — seu corpo fala mais que mil palavras!

  • Seja honesto — se não souber dar resposta a alguma pergunta do entrevistador, é melhor confessar que não chegara a pensar sobre o tema em questão do que acabar sendo se tornando prolixo.



APRESENTE UMA BOA IMAGEM NAS REDES SOCIAIS


Hoje em dia, é comum procurar o perfil dos candidatos nas redes sociais antes ou depois da entrevista.

Por isso,procure manter uma boa imagem nas suas redes sociais, pois o seu comportamento online poderá ser avaliado.


Esperamos que essas dicas o auxiliem a conquistar a vaga que deseja! Lembre-se de que é a hora para falar sobre VOCÊ, portanto conte a sua história da melhor maneira que conseguir!

A Fluxxo atua com a terceirização de mão de obra para diversas empresas, e vocês candidatos são parte fundamental para um trabalho de excelência.


Gostou do conteúdo? Ainda tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.

44 visualizações