• Fluxxo

CICLO: como uma simples iniciativa fortaleceu o relacionamento entre colégio e responsáveis



O CERC, Centro Educacional Rosa Chamma, do Rio de Janeiro, realizou durante o mês de junho um projeto bem legal chamado CICLO (CERC Indica Comércio Local).


A iniciativa surgiu para dar visibilidade aos serviços, produtos e empreendimentos pertencentes aos responsáveis por alunos do colégio através das redes sociais do CERC, como uma forma de ampliar a divulgação desses negócios durante a pandemia.


A adesão ao projeto foi um sucesso e ele foi muito bem recebido pelos pais, que se sentiram acolhidos pelo colégio neste momento de crise. Para saber mais detalhes do CICLO, convidamos o diretor do CERC, Leandro Chamma, para bater um papo com a gente. Confira!



Leandro, explique um pouco sobre o CICLO. Como surgiu e foi desenvolvida a ideia?


Desde o início da pandemia, com a suspensão das aulas presenciais pelo Decreto 46.973 de 16/03, imediatamente instituí um Comitê de Gestão de Crise, para que pudéssemos tomar decisões estratégicas neste período de forma conjunta e compartilhada. Ao longo dessas reuniões, que acontecem diariamente às 19h, percebemos a necessidade de ajudar nossos clientes internos, que majoritariamente são compostos por famílias de pequenos empresários e profissionais liberais de nossa região de atuação. A ideia seria utilizar nossas redes sociais para gerar sinergia e conexões entre pais de alunos da própria escola, assim como visitantes e fãs dos nossos perfis. Com isso, pudemos ajudar a alavancar novos contratos comerciais, vendas, contatos, etc.


Como os responsáveis do CERC receberam a ideia do projeto?


Todos ficaram muito felizes e se engajaram bastante na divulgação de seus negócios e serviços. Concentramos a entrega de texto e logomarca, para que a Vivian Alves, nossa assistente de marketing, fizesse a “ponte” com a Fluxxo, nossa agência de marketing, de modo que pudéssemos entregar uma arte padronizada e dentro dos conceitos de imagem preconizados pela nossa gestão.


Já é possível medir quantos responsáveis foram beneficiados com o CICLO?


Sim. Semanalmente, a Vivian Alves, nossa assistente de marketing, divulga um indicador de participação dos pais, com nome da família, aluno, série e unidade escolar do nosso grupo, com a empresa e seu segmento de atuação. Além disso, incluímos recentemente, passadas algumas semanas, nesta proposta de report semanal interno, um feedback dos pais (empresas/serviços) sobre a efetividade e quantidade de relações comerciais que foram geradas, justamente para que possamos medir, se realmente rendeu um resultado financeiro para as famílias por meio desta divulgação.


E o colégio? Quais os benefícios que esse projeto levou para o CERC?


O maior benefício do colégio foi o fortalecimento da parceria com as famílias e deixar claro que o CERC é uma escola que supera os muros e espaços da sala de aula, que realmente transpassa a relação de consumo do serviço educacional. Que o nosso projeto pedagógico e nossa relação com os alunos é para a vida.


Você acha que a ideia e o sucesso do CICLO mudaram a relação dos pais com o Colégio?


Com certeza! Durante a pandemia, vimos diversas ações nos mais variados espectros da sociedade que almejavam ações de doações e benefícios para as camadas mais afetadas. Muitas empresas, assim como o CERC, fizeram doação de alimentos para famílias necessitadas, assim como o CICLO para nossos pais e familiares. Logo, certamente isso ajudou a estreitar nossa parceria com os pais e serviu para mostrar que o CERC estava ao lado deles nesse momento difícil.


É possível que essa ideia de solidariedade se repita ou, devido ao sucesso dela, surjam outras?


Já tínhamos dentro do grupo uma Feira de Empreendedorismo que acontece de forma presencial, visando exatamente à ideia de divulgação de produtos e serviços dos pais. Porém, acontece de forma presencial em nosso Clube CERC. Com a pandemia, observamos que o alcance, quando realizado de forma online, é muito maior que presencialmente, inclusive atingindo um amplo público que não faz parte efetivamente de pais de alunos do CERC. Ou seja, de forma online, conseguimos ampliar ainda mais as trocas e relações comerciais.


Qual a importância de o Colégio e os responsáveis se unirem em um momento de crise como esse?


Foi um pouco do que falei acima. Nos momentos de crise, a sociedade em geral acaba tendo um sentimento maior de pertencimento e de grupo, de ajuda mútua. Acho, inclusive, que, do ponto de vista sociológico, parece ser um sistema de defesa do próprio grupo social, para que se mantenha vivo. E, dessa relação e união, criam-se laços e fortalecem-se vínculos de confiança que, no período pós-pandemia, serão fundamentais para solidificar a escola não apenas como um espaço de construção do conhecimento, mas de formação de indivíduos e cidadãos com valores que vão permear cada momento da vida futura das crianças.


Quer ver sempre conteúdos legais como este e ficar por dentro de novidades da área da publicidade e eventos? Siga nossas redes sociais e acompanhe o nosso blog!


44 visualizações

#segueafluxxo

  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Twitter Icon