Como a definição da persona pode atrair leads qualificados para a sua marca

Você sabe quem a sua marca deseja impactar? Qual o conteúdo eles querem consumir?


Essas perguntas podem ser facilmente respondidas a partir da definição de persona. Tá, mas o que é isso? Diferente do público-alvo que abrange características demográficas e socioeconômicas em comum para um grupo de pessoas, a persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de uma marca.


Para criar uma persona, é necessário estudar os seus clientes atuais e potenciais. Entender seus comportamentos, gostos e hábitos. Além de traçar um perfil comum, baseado em dados e características de clientes reais.


Por exemplo: você analisou um grupo de consumidores frequentes da sua empresa e percebeu que a maioria mora no centro da cidade; são homens na faixa dos 30 anos, com filhos e que gostam de tecnologia. Nesse momento, você consegue visualizar o seu público-alvo; a partir disso, você pode criar a sua persona, um personagem fictício.


Diferença entre as definições:



É importante saber que a definição da persona não substitui o público-alvo; ambos são ferramentas fundamentais para alcançar as estratégias de marketing definidas pela sua marca.


A importância da persona


A partir dela, criamos estratégias alinhadas ao público, capazes de atender às suas necessidades. Definimos os canais mais relevantes e o tom de voz da marca e, ainda, podemos desenvolver um site mais eficiente, com um layout e uma jornada de usuário que atende às demandas dos usuários e, assim, oferece a melhor experiência.


É possível ter compreensão das reais necessidades do público e de como criar soluções para poder ajudá-lo. Reconhecer as motivações que o levam, ou não, a consumir os produtos ou serviços que a sua marca oferece. Acertar na definição da persona contribui na identificação dos problemas que estão afetando os seus negócios, na comunicação das suas implicações e na busca por soluções, o que potencializa seus investimentos.


Tipos de persona:


Buyer persona

Representa o consumidor e, em seu processo de desenvolvimento, busca compreender preferências e comportamentos do público no ato da compra.


Audience persona

Trata-se da representação do perfil dos usuários que têm consumido os conteúdos da sua empresa em plataformas online.


Proto persona

É uma espécie de versão inicial, que antecede a buyer persona. Isso acontece porque ela é criada a partir de uma sessão de um brainstorming dentro do próprio negócio, e não de dados e pesquisas entre clientes.


Brand persona

Ajuda a deixar sua empresa com uma visão mais próxima dos clientes e significativamente mais humana.


Conhecer o cliente ideal e os potenciais compradores é o básico de qualquer estratégia de marketing. Então agora que você já sabe a importância da persona e conhece todos os seus tipos, que tal traçar um planejamento para definir a sua? Com base nela, serão definidas suas estratégias de marketing digital, bem como o tipo de conteúdo a ser produzido e a escolha das redes sociais.


Em vez de adivinhação, invista em implementar práticas de marketing mais direcionadas e estratégicas.



Por: Ana Nobrega, Gisele Duarte e Raissa Gomes.

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