Adote um CV: conheça a iniciativa que está ajudando diversos profissionais nesta pandemia
Atualizado: 1 de jul. de 2020

Iniciativas solidárias são sempre bem-vindas, ainda mais em um momento de crise! Por isso, o #FluxxoEntrevista desta semana é sobre um projeto muito legal que surgiu em meio a esta pandemia: o #AdoteumCV.
Essa iniciativa busca dar visibilidade aos currículos de pessoas que ficaram desempregadas recentemente. As pessoas que acessam o site podem compartilhar esses currículos nas redes sociais, construindo assim uma rede de solidariedade e empatia.
Para entender e conhecer melhor o projeto, conversamos com os idealizadores que contaram pra gente como surgiu o #AdoteumCV, como ele funciona e os resultados já conquistados. Confira aí!
O Adote um CV é uma iniciativa muito bacana. Conta pra gente como ela funciona!
A cada acesso no adoteumcv.org, é mostrado o perfil de um profissional que busca recolocação. Permitimos que qualquer visitante compartilhe em suas redes sociais o perfil desse profissional.
Geramos assim uma corrente do bem que já teve mais de 20.000 compartilhamentos de CVs e batemos recentemente a marca de 1 milhão de pageviews no nosso site.
Como surgiu a ideia de criar esse projeto?
A ideia surgiu numa conversa de WhatsApp entre mim e o Paulo Silva. Estávamos discutindo maneiras de ajudar as pessoas que perderam o emprego durante a pandemia, isso logo depois de vermos várias planilhas rodando no LinkedIn com pessoas que foram demitidas.
Como está sendo a adesão de profissionais à plataforma?
Muito acelerada, estamos com uma média de 300 cadastros diários, e a nossa base total está atualmente em 20.000 CVs.
Em pouco tempo, vocês ganharam apoio de algumas empresas e foram divulgados em veículos de comunicação. Quais os benefícios que esse apoio traz para o projeto?
Uma coisa retroalimenta a outra. Aparecer na mídia gera mais visibilidade para os nossos CVs, mais cadastros de pessoas que estão buscando recolocação e mais empresas parceiras. Essas empresas podem buscar e filtrar toda nossa base para recrutar, isso sem custo.
É possível mensurar quantas pessoas já foram beneficiadas no Adote um CV?
Próximo de 200 pessoas recolocadas direta ou indiretamente.
Com o rápido crescimento, qual a expectativa para os próximos meses?
Mais empresas grandes se tornando parceiras e algumas outras funcionalidades no site, que ainda não podemos revelar.
Ideias boas e úteis para a população são sempre bem-vindas. Acha que o Adote o CV pode inspirar outros projetos de solidariedade? Qual a importância de ações como esta para a sociedade?
Se todos fizerem um pouquinho para ajudar, isso vai passar de forma mais leve. Mais do que a ideia, queremos ser exemplo de execução de ideia que gera impacto social. Poder ajudar essas pessoas esta sendo algo transformador nas nossas vidas também.
E depois que conseguir uma entrevista, como se sair bem? No #eucandidato damos algumas dicas de como se preparar, mandar ver na entrevista e conquistar sua vaga de emprego. Clique e fique por dentro!