• Fluxxo

A volta dos cinemas drive-in durante a pandemia



A pandemia impactou diretamente o setor de entretenimento. Diversos shows, peças, espetáculos, exibições, entre outras coisas, foram adiadas ou canceladas, causando uma crise na área.


Com o passar dos meses, diversas empresas e artistas tiveram de ser reinventar para continuar em funcionamento e levar entretenimento e diversão ao público. Uma das alternativas criadas (ou recriadas) foram os Cinemas Drive-in, que realizaram exibições de diversos filmes e reativaram o setor nesta pandemia.


Uma dessas iniciativas foi o LoveCine, no Rio de Janeiro, que levou diversas pessoas das mais variadas idades ao estacionamento de uma casa de show, para se entreterem com filmes nacionais e internacionais.


A ideia foi tão legal que fomos conversar com o Sócio fundador da Party Industry do Love Cine, Bruno Vilardi, para entender melhor como esse cinema drive-in foi criado e o que podemos esperar deste tipo de entretenimento no futuro.


Falam que dos grandes problemas surgem grandes soluções. Acredito que isso se encaixe muito bem sobre a volta dos cinemas drive-in, uma alternativa para manter um entretenimento ativo durante o isolamento social. Como foi planejada a ideia do Lovecine drive-in theater?


Exatamente isso! Não é só entretenimento, são encontros. A ideia surgiu de uma grande vontade nossa de gerar encontros. Nostálgico para alguns e inédito para muitos da nossa geração, o Drive-In, no momento em que criamos, era o único “encontro” possível, mesmo com cada um no seu carro! Além disso, tem toda uma cadeia de fornecedores e famílias que dependem, direta ou indiretamente, dos nossos eventos e, com a retomada, pudemos ajudar a todos.


Já é possível mensurar o sucesso deste projeto e o impacto dele no setor de entretenimento?


Além dos fornecedores que mencionamos, o LoveCine foi o projeto pioneiro aqui no Rio de Janeiro e um dos primeiros no Mundo, o que encorajou outras iniciativas. Era uma grande novidade para todos e aprendemos fazendo, na prática... Com esse objetivo, elaboramos até um ‘Manual de Como Fazer um Drive-In Com Segurança’ e disponibilizamos on-line para outros players do mercado e para o público ter conhecimento.


Como são feitas as escolhas dos filmes que serão exibidos no Lovecine? É possível que os lançamentos do cinema sejam transmitidos?


Não foi fácil! rsrs Fizemos filmes recentes e até a Première Nacional do filme do premiadíssimo “Macabro”, dos mesmos produtores de Tropa de Elite. Mas faltou apoio de muitos estúdios de cinema, que não entenderam o quanto a nossa proposta e a nossa experiência poderia impactar positivamente no mercado e somar-se ao trabalho realizado no resto do ano, pelos exibidores tradicionais! Além disso, pudemos perceber que o público ama os clássicos! São os filmes mais disputados, acreditamos que pelo perfil nostálgico que envolve o programa do Drive-In.


Vocês esperavam uma adesão tão grande da população a esta ideia?


Sim, isso já era esperado! No Mundo inteiro, as pessoas estavam vivendo confinadas e, claro, queriam ter a opção de sair de casa e poderem se divertir de alguma forma (...) e foi um alento para muitos! É emocionante pra gente ver os relatos das pessoas, a alegria das crianças, dos pais que, depois de 3 meses, saíram de casa com os filhos e viveram aquele momento em família, o qual vão guardar para o resto da vida! Além disso, a forma como a mídia Nacional e Internacional “abraçou” o projeto foi incrível! Somos muito gratos por isso também!


A experiência de assistir a um filme no cinema drive-in é muito legal e muita gente tem vivenciado isso pela primeira vez. O que é fundamental para torná-la inesquecível e manter esta ideia viva?


A gente nunca pensou em cinema! Pensamos justamente em experiência, em encontros, em como tornar aqueles momentos o mais especiais possível, em meio a um momento tão difícil para todos. A forma como encontramos para realizar isso, com segurança, foi o Drive-In, com filmes, shows, DJs, animação e um serviço diferenciado! Mas a proposta sempre foi durar apenas uma temporada e nunca foi só cinema! rsrs


Em um futuro pós-pandemia, o que podemos esperar do cinema drive-in?


Sempre acreditamos que é uma moda passageira, que a novidade do Drive-In vai passar em breve e dará espaço a outras formas de entretenimento, com distanciamento social. Não só acreditamos, como apostamos e já estamos investindo nisso. Por enquanto estamos abrindo o LoveCine somente para eventos pontuais, e a terceira fase do projeto na Jeunesse Arena, que terá um outro nome, já será neste novo formato, sem carros. É o “novo normal” que, quando começa a virar “normal”, rsrs, já surge a necessidade de a gente se reinventar novamente e construir junto novas formas de nos relacionarmos! Posso dizer que estamos bem animados com esses próximos desafios!


Gostou do conteúdo? Siga nossas redes sociais e acesse nosso blog para conferir mais coisas bacanas!


25 visualizações