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A importância do endomarketing para uma marca

Imagina fazer parte de uma empresa em que muitos sonham trabalhar, porque escutam falar bem de como funciona o trabalho, como é o clima organizacional, como é o tratamento com os funcionários, seus direitos, seu dia a dia? É muito gratificante, não é mesmo? Saber que você trabalha em uma empresa cobiçada e reconhecida por ser um bom e prazeroso lugar para se estar!


O marketing começa dentro de casa e, por isso, estratégias de fortalecimento da imagem da empresa, assim como de reforço de seus valores e ações, são fundamentais para destacá-la no mercado.


Entenda o que é endomarketing e sua importância


Endomarketing nada mais é do que uma estratégia de marketing institucional cujo objetivo é promover ações internas dentro de uma empresa. É o que conhecemos também como Marketing Interno, isto é, quando voltamos nosso olhar para dentro da nossa empresa, se atentando e cuidando de como ela é vista pelos funcionários, como é percebida, sentida e lembrada no dia a dia.


O objetivo dessa estratégia é o de fortalecer e melhorar a imagem da empresa entre seus funcionários, a fim de torná-la um bom e desejado lugar para se trabalhar, deixando a equipe mais motivada, conectada e interessada em fazer parte do time.


Dessa forma, não adianta apenas focar em prospectar novos clientes e atrair novas pessoas para a empresa, se não existe um cuidado, atenção e vontade de agradar, manter e valorizar os colaboradores já presentes. Afinal, são eles que conhecem a empresa tão bem e tem um grande poder de propagação da imagem da marca, seja para defendê-la ou detratá-la.


Além disso, o endomarketing é uma forma eficaz de reduzir o chamado turnover (índice de rotatividade de funcionários) e atrair profissionais altamente qualificados e capacitados para a empresa.


Vantagens de investir em endomarketing


Agora que você já entendeu o que é endomarketing e sua importância para fortalecer a imagem de uma empresa, confira algumas vantagens desse investimento para o seu negócio:

  • Maior produtividade

Empresas que focam em estratégias visando a melhorar o dia a dia de seus funcionários, promovem um ambiente mais agradável de trabalho, favorecendo o bem-estar e, consequentemente, aumentando a produtividade.

  • Melhoria do relacionamento entre os funcionários

A valorização e a satisfação trazem efeitos positivos em todos os âmbitos, inclusive sobre as relações mantidas entre os colaboradores.

  • Colaboradores mais motivados

Trabalhar em empresas que focam em ações de valorização do colaborador, torna-o mais motivado e feliz, pois ele se sente acolhido, valorizado e importante para o funcionamento do negócio.

  • Aumento dos lucros

Empresas que contam com colaboradores motivados, engajados, que possuem capacidade de trabalhar em equipe, geram maior produtividade, o que contribui para a expansão das atividades empresariais e traz como consequência o aumento dos lucros.

  • Clima organizacional saudável e amigável

Empresas que se preocupam com a qualidade de trabalho e bem-estar dos seus colaboradores acabam melhorando o desempenho da equipe, tornando o local de trabalho menos competitivo, mais acolhedor e amigável.


Três exemplos de campanhas de endomarketing feitas pela Fluxxo


GloboNews | Ambientação Dia da Consciência Negra


Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, a Fluxxo criou, produziu e desenvolveu toda a ambientação da ação com o objetivo de homenagear personalidades negras que fizeram história e abriram caminhos para as novas gerações através de um jogo da memória. Além disso, foi feito também uma estante de livros para que os colaboradores pudessem compartilhar e trocar sugestões e ideias de acontecimentos relacionados ao tema a fim de trazer maior visibilidade à importância da data.


O objetivo da campanha foi gerar interação e troca entre os funcionários a fim de trazer visibilidade ao tema tão importante e relevante de ser debatido.


Essilor I Ação de ética endomarketing


Nessa ação de endomarketing que desenvolvemos para a Essilor, enfrentamos o desafio de traduzir o verdadeiro significado de respeito para imagens e frases com o intuito de reforçar esse valor junto aos colaboradores e ligá-los ainda mais à marca. Afinal, cuidar da felicidade e da satisfação deles faz toda a diferença no ambiente de trabalho.


Fluxxo I Ação de endomarketing 18 anos


Em homenagem aos 18 anos da Fluxxo Comunicação, nosso time responsável pelas ações de endomarketing preparou uma surpresa para todos os funcionários! Com isso, no dia do aniversário da agência, todos receberam em suas casas uma agenda personalizada com o nome e uma característica que os representasse, além de um bolinho no formato de 18 anos para deixar o home office mais prazeroso e melhorar o dia de trabalho dos colaboradores.


A campanha teve como objetivo demonstrar o carinho e gratidão da empresa com cada fluxxiano, agradecendo cada um por fazer parte da história da Fluxxo e dos seus 18 anos!


Invista nessa estratégia na sua empresa!


Após a leitura do blog, esperamos que fique claro o quão importante é a empresa olhar para dentro e cuidar, primeiramente, de arrumar a casa para depois pensar na imagem que ela possui fora.


Como diz Renee West, “você pode ter a melhor estratégia e estrutura do mundo, mas se você não tiver os corações e mentes das pessoas que trabalham com você, nada disso se torna real."


E você, já pensou na estratégia de endomarketing ideal para a sua empresa? Fale com a gente, nós podemos promover um fluxxo de ideias e ações para o desenvolvimento da sua organização!


Por Nathalia Maneiro e Maria Alice Vilarde

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