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A febre dos provadores virtuais: como funcionam e as expectativas para o futuro

Atualizado: Out 16



Com as lojas físicas fechadas por causa da pandemia, os varejistas precisaram se reinventar para manter seus negócios funcionando. O e-commerce foi a principal alternativa para grandes e pequenas empresas. Mas, para se destacar em um mercado cada vez mais concorrido, foi preciso fazer ainda mais diferente.


Foi aí que muitas empresas apostaram nos provadores virtuais. Através de aplicativos, sites e plataformas, criaram essa alternativa para que os consumidores pudessem “experimentar” roupas virtualmente. A estratégia deu certo, e essa tecnologia deve permanecer mesmo em um mundo pós-pandemia.


Por isso, preparamos uma matéria especial para que você conheça essa novidade!


COMO FUNCIONA O PROVADOR VIRTUAL?


Cada empresa implementou essa novidade de maneira diferente. A C&A, por exemplo, lançou o projeto “Eu Experimento pra Você” em seu próprio canal no YouTube. A marca convidou YouTubers dos mais diversos corpos e estilos para experimentar os looks e mostrar ao público cada detalhe das peças.


Já a Renner lançou um aplicativo de provador virtual próprio. Nele, os usuários podem combinar roupas à vontade e conferir os resultados direto no celular. O app ainda vem com conteúdos de moda disponíveis em outros canais de comunicação da empresa, como Facebook e Pinterest.


Segundo a própria empresa, a taxa de conversão em vendas é cinco vezes maior do que a registrada entre quem não usa o recurso do provador virtual.


USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


Existem sites e aplicativos específicos só de provadores virtuais e que utilizam inteligência artificial para que os usuários visualizem melhor a combinação de roupas e sapatos. É o caso do Sizebay.


No site, o consumidor preenche dados físicos como peso, altura, tamanho do calçado, entre outras medidas. A partir daí, a plataforma seleciona os produtos de diferentes marcas que se adaptam ao corpo e ao gosto da pessoa.


Já no app Wanna Kicks, o usuário usa a câmera do celular para ver como um tênis ficaria em seu pé. É muito prático e fácil de usar, sendo apenas necessário baixar o app, escolher a marca, o modelo e “experimentar”.


É uma forma mais fácil para quem é fã de tênis e não compra o produto virtualmente por medo de não ficar legal.


4 VANTAGENS DO USO DE PROVADORES VIRTUAIS


1: Reduz troca de produtos


Com o uso de provadores virtuais, o cliente tem uma noção maior do tamanho de cada produto e como ele ficaria em seu corpo, reduzindo as chances de trocas.


2: Melhora a experiência de compra


A compra de produtos no e-commerce fica muito mais prazerosa e real através desse recurso, deixando o consumidor mais satisfeito com o produto e a marca.


3: Aumenta as vendas


Com mais confiança de que o produto vai servir, os usuários perdem o medo das compras on-line e passam a adquirir mais produtos dessa forma.


4: É um diferencial


O provador virtual é uma novidade, portanto, é um diferencial para muitas marcas fidelizarem os clientes e transformar a experiência de compra.


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